Você sabia que o somos o primeiro zoológico do Brasil neutro em carbono?


Compensar ou neutralizar a emissão de carbono é uma solução para reduzir os problemas associados às mudanças climáticas.

A neutralização de carbono é uma ação que tem o objetivo de compensar as emissões de gás carbônico (CO²), emitidas pelas atividades humanas, por meio do plantio de árvores.

O IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza) é uma ONG especializa em neutralização de carbono. Além de calcular a quantidade de carbono emitido por nossas atividades como energia, transporte e lixo, o IBDN também ficou responsável em realizar o plantio de 380 mudas de árvores nativas para compensação do carbono.

As árvores possuem um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema. Uma de suas funções é fixar o carbono nos troncos, galhos, folhas e raízes. E, além disso, libera oxigênio (O2) na atmosfera melhorando a qualidade do ar.

 

neutralizacao01

 

Como isso funciona?

Nas folhas das plantas há um pigmento que dá a elas a cor verde. Esse pigmento é chamado de clorofila e é o responsável por captar a luz solar. Nas folhas há também estruturas responsáveis por absorver o gás carbônico que fica disperso no ar. Essas estruturas se chamam estômatos. 

Quando a planta tem água, gás carbônico e luz solar, ela consegue fazer a fotossíntese, ou seja, ela produzir o seu próprio alimento. Durante a transformação da água e do gás carbônico em alimento, a planta libera oxigênio (O2) no ar.

 

O local escolhido para reflorestamento através do plantio realizado no dia 07 de outubro de 2015, foi o Parque Ecológico do Tietê – o maior parque linear da América Latina. Integrantes da nossa equipe estiveram presentes no local para ajudar no descarregamento das mudas e plantio.

São mais de 80 espécies nativas de árvores que são plantadas no Parque Ecológico do Tietê através do programa de neutralização de carbono. Algumas dessas espécies correm risco de extinção. Portanto, além de reduzir os problemas associados às mudanças climáticas, o plantio de árvores também serve para impedir que espécies de plantas sejam extintas.

 

neutralizacao02

 

Como fazer o cálculo da quantidade de carbono que você emite?

No site da IBDN http://www.calculadoradecarbono.com.br/, você poderá fazer o cálculo e descobrir quantas mudas de árvores são necessárias para compensar o carbono que você emite durante as atividades do dia a dia.

O ideal é que o cálculo e o plantio sejam realizados anualmente.
Faça sua parte. Atitudes simples podem fazer a diferença!

 

Confira imagens do descarregamento das mudas, da orientação da IBDN e do plantio:

 

n1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

n2

n3