A missão de propagar conhecimento.


“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”
- Albert Einstein

 

Acreditamos que o contato com os animais pode aumentar a conscientização e provocar uma mudança real de atitude em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Considerando que nem sempre é possível viajar o mundo observando animais em seu habitat, somando ao fato de que taxas de extinção crescem a cada dia, os zoos e aquários podem realizar uma incrível tarefa de gerar empatia e conexão.

02
De acordo com a Waza (World Association of Zoos and Aquariums), no mundo todo, os zoológicos são a terceira maior fonte de financiamento de programas de conservação, com uma contribuição anual de cerca de US$ 350 milhões.

Mesmo estabelecendo parcerias com projetos importantes que prezam pela conservação animal, como Biopesca, Projeto Tamanduá, Projeto Bugio e Projeto Lontra, a nossa missão não para por aqui. Um dos grandes desafios do nosso departamento de conservação é fazer com que, ao final do passeio, a experiência de conhecer um pouquinho mais do mundo se transforme em um olhar consciente.

 

01
Para que isso aconteça, nós trabalhamos com quatro centros de atuação: Planeta Água, Florestas, Preservação da Amazônia e Polos (Ártico e Polo Sul). E, a partir disso, desenvolvemos conteúdos em diversos meios para que o visitante tenha acesso a informações importantes sobre os animais, meio ambiente e atitudes sustentáveis antes, durante e depois do passeio.

Os grupos e excursões escolares agendados com antecedência são acompanhados durante todo o passeio por educadores ambientais que ressaltam o quanto os impactos no meio ambiente interferem na vida das espécies, além de informações sobre as particularidades dos animais que vivem sob nossos cuidados. Nossos educadores ambientais também ficam à disposição para demais visitantes no caso de dúvidas que possam surgir durante o passeio.

Junto ao novo setor dedicado aos mamíferos aquáticos, os visitantes podem visualizar uma maneiras que utilizamos para a reutilização da água: uma estação de tratamento de esgoto, em parceria com a empresa Alfamec, onde fazemos a captação da água da chuva. Após receber o devido tratamento, a água é novamente utilizada em plantações e nas descargas de nossos banheiros. Para nós, também é importante mostrar que atitudes simples podem fazer a diferença.

A fim de propiciar uma experiência mais completa e repleta de conhecimento, disponibilizamos aos visitantes, conteúdos exclusivos nos visores que podem ser encontrados durante todo o trajeto. E com o objetivo de expandir o acesso à informação, também disponibilizamos conteúdos através de nosso site, blog e redes sociais.

Devido à chegada dos ursos polares e a curiosidade do público para saber mais sobre essa espécie, criamos um site com informações importantes para que cada vez mais pessoas possam conhecer e se conscientizar a respeito da importância da conservação do meio ambiente e desse animal tão especial: www.aquariodesp.com.br/ursopolar .

Esse ano, também desenvolvemos um material didático baseado nos setores do Aquário de São Paulo e voltado para a conscientização ambiental. São quatro cartilhas com os seguintes temas: Planeta Água, Florestas, Amazônia e Ártico que ficam disponíveis para download gratuito em nosso site.

03

Que a experiência somada ao conhecimento possa despertar a consciência.
E que a consciência possa fazer do mundo, um lugar melhor para todos!