Ameaças aos Ursos Polares. O que podemos fazer?


Dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional do Urso-Polar. Esse dia é usado para a divulgação dos desafios que esses animais enfrentam em um hábitat em aquecimento e também para divulgarmos ações que ajudam a preservarmos o oceano e o gelo marinho.

 

MUITO SE FALA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL,
MAS VOCÊ SABE O QUE ELE REALMENTE SIGNIFICA? 

O Aquecimento Global é a elevação da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície terrestre. Esse aumento pode ser devido tanto à causas naturais quanto à ações do homem, como desmatamento, poluição, consumo exacerbado.

Episódios de aquecimento e resfriamento se alternam na história do Planeta Terra. Esses efeitos costumam se repetir em intervalos e suas causas estão interligadas a diversos fatores, como a radiação solar e movimentos orbitais da Terra. Contudo, independente das causas naturais, a humanidade de hoje emite quantidades significativas de gases do efeito estufa tais como gás carbônico, metano, óxido nitroso e vapor d’água, em especial o dióxido de carbono. Esses gases se incorporam à camada do efeito estufa, o que retém mais calor na Terra e, com isso, causam o aumento da temperatura atmosférica, acarretando na piorado aquecimento global.

Os seres humanos não são os únicos que sentem o aumento das temperaturas. O aquecimento global, na verdade, atinge todo o globo terrestre. Ele é responsável pelo derretimento de geleiras, pelo aumento do nível do mar e até pelo aumento dos eventos catastróficos (como tsunamis, inundações e secas). Além disso, essas alterações climáticas podem alterar todo o ecossistema e resultar na extinção de espécies de animais e plantas.

 

AQUECIMENTO GLOBAL E OS URSOS-POLARES

Os ursos polares são considerados o símbolo do aquecimento global, pois essa espécie está gravemente ameaçada devido ao aumento das temperaturas que causam o derretimento das calotas polares implicando na diminuição de seus hábitats.

Consequências da perda do gelo para os ursos-polares:

• Acesso reduzido a alimentos
• Taxas de sobrevivência de filhotes mais baixas
• Aumento de mortes por afogamento
• Aumento em ocorrências de canibalismo
• Diminuição do acesso às áreas de tocas

Sendo assim, é importantíssimo que cada vez mais pessoas tenham consciência sobre os impactos do aquecimento global no meio ambiente e passem a exercer algumas atitudes que podem mudar esse cenário:

URSO-POLAR---04Além do aquecimento global, os ursos polares também são ameaçados pela caça, derramamentos de petróleo e produtos químicos tóxicos provenientes de atividades industriais em todo o mundo que são transportados para o Ártico pelas correntes de ar e oceanos. 

 

A HORA DO #DESPLUGUE

Ao reduzirmos o consumo de energia, diminuímos as emissões dos gases do efeito estufa e, assim, diminuímos também a aceleração do aquecimento global. Quando diminuímos o aquecimento global, ajudamos a manter o gelo marinho e também o hábitat natural para os ursos-polares.

Vamos aproveitar dia 27 de fevereiro, que é o Dia Internacional do Urso-Polar, para conscientizar nossa família e amigos sobre as consequências de nossas atitudes no meio ambiente.

O desafio consiste em desplugar da tomada todos os equipamentos eletrônicos da sua casa no período das 19h às 21h. Vale lembrar que, quando os equipamentos estão em standby (desligados, porém conectados à tomada), eles ainda consomem energia.

Aproveite a sua hora do #desplugue e envie uma foto para a gente com a hashtag #desplugue.
As fotos mais criativas da hora do #desplugue serão publicadas em nossa página, no Facebook.