A vinda dos Coalas


Depois de 4 anos de conversas com o governo australiano Rei Billy e Princesa Julie chegaram em agosto deste ano acompanhados pela tratadora Renae Radke, responsável pelos cuidados com esses animais no Darling Downs Zoo.

Uma extensa documentação, contendo informações completas sobre nossa estrutura, equipe, rotinas de manejo, cuidados com os animais e projetos de educação ambiental, bem como toda a construção do recinto foram submetidos e aprovados pelo governo australiano.

Dois biólogos e uma veterinária de nossa equipe ficaram dois meses na Austrália, para que recebessem treinamento de como cuidar das espécies australianas que vivem em nosso plantel.

Dessa forma, a parceria entre o Aquário de São Paulo e o Governo Australiano está focada em dar os devidos cuidados aos animais australianos, garantindo o seu bem-estar.

blog-02

Mais de 2 mil metros quadrados de eucaliptos!

Para proporcionar o fornecimento de eucalipto para esses animais, contamos com duas plantações próprias mantidas desde 2014. Sendo que uma das plantações, em Cotia, possui uma área com mais de 2 mil metros quadrados. Além disso, também temos o apoio do IPEF, Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais para garantir tanto a a plantação de mudas originais de cada uma das espécies que estes animais se alimentam como também os cuidados mais adequados com o manejo desta plantação.

Como as espécies de eucalipto de preferência de cada animal podem variar, recebemos uma lista das preferidas desses dois indivíduos para poder fornecer o alimento mais adequado.

Confira abaixo as espécies de eucaliptos plantadas:

blog-01

Conscientização e conservação

Aqui no Aquário de São Paulo temos um setor de conservação com quatro centros de atuação: Planeta Água, Florestas, Preservação da Amazônia e Polos (Ártico e Polo Sul). Os coalas vieram para o Brasil com o objetivo de chamar a atenção do público para a necessidade de conservar ambientes naturais, em especial, as FLORESTAS.

Faça o download gratuito do nosso material didático aqui: http://www.aquariodesp.com.br/novo/institucional/educacao

A ideia é sensibilizar o público através de uma espécie bastante conhecida e querida. Sendo assim, os coalas podem ajudar na conscientização das pessoas que visitam nosso complexo quanto aos problemas de desflorestamento e perda de habitat.

Com a perda de habitat, os coalas passam a aumentar a proximidade com seres humanos. Essa proximidade tem levado a um aumento da frequência de casos de atropelamento e acidentes. Isso, somado à diminuição de áreas com eucaliptos têm causado grande impacto na conservação da espécie, que atualmente encontra-se classificado como vulnerável na lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN.

 

Conheça um pouco mais sobre Rei Billy e Princesa Julie

blog-03

Para mais informações, acesse: http://www.aquariodesaopaulo.com.br/