A CHEGADA DE CASTANHO (Peixe-boi-amazônico)


Castanho é um macho da espécie Trichechus inunguis ou peixe-boi-amazônico. Ele foi encontrado pelo IBAMA em 2006 no município de Nhamaundá (AM) ainda filhote e órfão com aproximadamente 3 meses.

Por apresentar uma lesão proveniente de interação por caça, na região caudal, foi transferido para o Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA) de Balbina onde recebeu tratamento intensivo.

Devido à gravidade do ferimento, mesmo após meses de tratamento, não foi possível reverter o quadro. Como consequência, Castanho teve a sua nadadeira necrosada e perdeu as vértebras caudais, levando a uma amputação espontânea da nadadeira caudal.

Desse modo, a deficiência na cauda do animal passou a interferir em atividades básicas do comportamento da espécie, como locomoção, sustentação na coluna d’água e capacidade de subir à superfície para respirar, causando uma diminuição da qualidade de vida do Castanho. Por isso, ele necessita de um acompanhamento contínuo de veterinários, bem como de um ambiente adaptado às suas necessidades, o que tornaria inviável a sua reintrodução ao ambiente natural.

No dia 31 de agosto desse ano, Castanho chegou ao Aquário de São Paulo, aonde receberá um tratamento ainda mais especial, com consultas de veterinários específicos as suas necessidades e com uma estrutura que permitirá um aumento na sua qualidade de vida.

 Castanho - peixe-boi-da-amazônia

Aproveitamos a oportunidade para fazer um agradecimento especial a toda equipe CPPMA Balbina pela confiança de transferir os cuidados de um animal que vocês acompanham e cuidaram com tanta dedicação e carinho desde quando ele ainda era um filhote. <3

O histórico do Castanho, assim como de vários outros animais do Aquário, também nos serve para alertar ainda mais como as interferências do homem ainda afetam gravemente a vida de animais, principalmente aqueles que já estão ameaçados de extinção como é o caso dos peixes-bois-da-Amazônia.

Nossas atitudes podem garantir um mundo mais sustentável e preservado. Informe-se. Conscientize-se. Faça sua parte!